Os relógios Citizen são conhecidos pela sua extrema fiabilidade e durabilidade, utilizam as tecnologias mais avançadas do mundo. Hoje, a tecnologia Eco-Drive da Citizen é reconhecida mundialmente pela sua contribuição para a proteção ambiental. Em 2014, a Citizen tornou-se a primeira marca de relógios a ganhar o Prémio de Ouro da Japan Environment Association (JEA).
A história da marca começou em 1924 quando a Shokosha Watch Research Institute, empresa fundada no ano de 1918 na cidade de Tóquio, produziu o primeiro relógio de bolso, um produto de luxo naquela época. O relógio de bolso foi batizado de "Citizen" pelo prefeito da cidade de Tóquio (Shimpei Goto) com a esperança de que o produto se tornasse acessível a qualquer cidadão ("citizen" em inglês), podendo dessa forma, ser vendido pelo mundo inteiro. O sucesso do modelo resultou, em 1930, na mudança e adaptação da nova designação da empresa “Citizen Watch Company”.
Dessa data em diante, o desenvolvimento da Citizen foi veloz. No ano de 1931, a marca lança o seu primeiro relógio de pulso e, volvidos cinco anos, começa a exportar para a China, entre outros países asiáticos, tornando-se um ícone da indústria relojoeira mundial. Na década de 50, a Citizen lança o primeiro relógio anti-choque japonês e o primeiro relógio japonês resistente à água, o que fazia da empresa a líder na inovação do país. Em 1966, a Citizen lança no mercado o “X-8”, primeiro relógio electrónico japonês. Cinco anos mais tarde, a empresa fundou a Divisão de Precisão Mecânica que, dois anos mais tarde, apresentou o relógio de quartzo.
Os anos subsequentes foram de constante inovação, realçando o relógio mais preciso do planeta (1975), o primeiro relógio solar (1976) e o relógio mais fino relógio do mundo (1978).
Entre 1983 e 1984, a CITIZEN dedicou-se à produção de termómetros electrónicos e disquetes, no entanto, em 1986, a marca volta a dar destaque ao setor dos relógios, aquando da sua participação na Basel Fair, na Suíça, a maior feira internacional de joalharia e relojoaria. Nesse ano de 1986, a Citizen torna-se a maior produtora de relógios do mundo.
Na década de 90, a marca japonesa Citizen produziu o primeiro relógio controlado por rádio multi-zona e apresentou o modelo “The Citizen”, com garantia de 10 anos. Foi também nessa década que a marca iniciou a comercialização de um dos seus mais famosos modelos, o relógio Eco-Drive, equipado com uma tecnologia capaz de converter luz em energia, protegendo o meio ambiente.
A partir do ano 2000, a marca começa apostar fortemente no design dos seus produtos, aliando essa característica à sua tecnologia de ponta, até aos dias de hoje.